Ola Bini (JRuby, Ioke)
Finalmente, eu consegui terminar todas as entrevistas que eu queria. A última foi com Ola Bini. Foi estranho porque começamos a gravar ontem e continuamos até hoje. O problema foi que meu gravador morreu sem baterias :-(
Então, no fim, fizemos uma entrevista em 2 partes, com quase 1 hora cada. Vocês vão concordar que esta é a entrevista mais geek já feita. Foi na realidade quase como uma aula, com Ola Bini explicando cada técnica ou paradigma de programação possível. Sério.
Fomos por Lisp, Erlang, F#, Haskell, Java, Self, ML, Ruby, Python, Javascript, Io e muito mais. Foi uma conversa intensa então prepare-se para uma overdose de discussão geek de linguagens.
Eu tinha 2 objetivos em mente. Primeiro, apresentar muitos conceitos de progamação antes de falar da nova linguagem do Ola implementada sobre a JVM: Ioke, uma linguagem inspirada no Io, baseada em protótipos em vez de classes, muito dinâmica e inspirada no Io, Lisp, Ruby. Essa linguagem é muito legal, e você deveria experimentá-la.
O segundo objetivo foi de mostrar às pessoas que existe um mundo enorme lá fora, fora dos comuns Java e C#. E outra coisa foi não mostar desenvolvedores sêniors de barba branca como Kent Beck ou Tim Bray :-) Sem ofensas, mas é acidentalmente conveniente para mim que Ola é tão jovem (perto dos 20), porque agora os estudantes de computação não tem a desculpa de “idade” por já não saber todos esses conceitos.
So, it was a very productive interview. Download the first audio file from here and Part 2 form here.
Então, foi uma entrevista muito produtiva. Faça download do primeiro arquivo de áudio daqui e a Parte 2 “daqui”::/files/ola_bini_part_2.mp3.