[Off-Topic] Comprei meu primeiro Mac, e agora?

2009 July 19, 22:01 h

Atualização 20/04/2012: Este é um dos artigos mais lidos do meu blog, publicado pela primeira vez em 09/2009. A grande parte do artigo funciona bem até hoje, então resolvi ajustar algumas coisas e adicionar informação mais atualizada. Se você já tinha lido este artigo e quer ver somente o que eu coloquei de novo, veja este post

Você é um “switcher”, decidiu fazer o grande salto de deixar um pouco de lado o mundo Windows e decidiu comprar seu primeiro Mac. A época é boa, os preços estão acessíveis especialmente se você pode comprar com alguém de fora. Uma coisa que você precisa ter em mente: será uma mudança de paradigmas. A primeira semana ou duas são as piores e você sempre vai ter aquele pensamento “no Windows eu conseguia fazer mais fácil …” ou “no meu Linux eu conseguia fazer mais fácil …” – a tentação de retornar sempre é grande quando você sai pela primeira vez da zona de conforto. É a mesma coisa com qualquer mudança. Mas force-se e tente não usar os velhos truques, mas sim aprender novos.

Logo que você se loga pela primeira vez no Mac, ele já vem num estágio onde você precisa configurar muito pouco. Entenda algumas coisas importantes para começar:

Aplicações

Alguns dos aplicativos listados a seguir se encontram no Mac App Store e recomendo sempre escolher de lá primeiro. Senão vá nos links e baixe manualmente. No fim desta seção tenho uma dica sobre como manter seus aplicativos sempre atualizados.

História

Para entender o Mac OS X, você precisa entender sua história. Para isso o melhor conjunto de artigos são os escritos pela ArsTechnica desde o ano 2000:

Entenda também que o Mac OS X é completamente diferente do sistema que o precedeu, o Mac OS, que terminou sua vida na versão 9. Quando o Steve Jobs foi afastado da Apple em 1986, ele fundou a empresa Next e sobre ela fizeram o sistema operacional NextStep, um sistema operacional 32-bits, multitarefa, com um kernel baseado no Mach. Veja o próprio Steve Jobs demonstrando o NextStep versão 3. O NextStep depois foi aberto como um padrão junto com a Sun como OpenStep. O gerenciador de janelas WindowMaker é inspirado no OpenStep e dá suporte à sua implementação open source, o GNUStep. Depois, em 1997, a Apple readquiriu a Next e o NextStep virou fundação para o Mac OS X e seu framework de desenvolvimento foi rebatizado de Cocoa e é essa a razão que as APIs de desenvolvimento tem nomes como NSString, NSWindow, etc onde o “NS” significa “NextStep”.

tags: off-topic mac apple learning beginner

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus